Ameba Ownd

アプリで簡単、無料ホームページ作成

Origem do bairro mais antigo de gueixas de Kyoto

2019.04.06 18:44

Um dos endereços fixos do meu coração se encontra numa das partes mais subestimadas de Kyoto, talvez por se localizar longe do centro e de outros pontos mais badalados da cidade. Mas acontece que Kamishichiken (literalmente "7 casas de cima"), é o bairro mais histórico da antiga capital japonesa. Ali o tempo parece não ter passado, o verdadeiro Japão de séculos atrás permanece quase que intacto.


A maioria dos templos, santuários e outros monumentos históricos na antiga capital japonesa pegaram fogo durante a Guerra de Onin ou foram destruídos por malucos incendiários (quase sempre monges ou sacerdotes). Felizmente quase todos foram reconstruídos, reerguidos ou reformados e ainda podem serem vistos quase que se fossem originais. E o mais antigo bairro de gueixas só existe graças a um desses episódios, especificamente ao incêndio do Santuário de Kitano Tenmangu, localizado a menos de 2 minutos de caminhada de Kamishichiken.


As madeiras que sobraram da reconstrução do santuário, em 1444, serviram para erguer 7 casas de chá na rua de cima a pedido do shogun Yoshitane Ashikaga para que servissem como ponto de encontro e descanso dos que frequentavam a região, algo parecido com as cafeterias de atualmente. Assim surgiu a terminologia Kamishichiken (em tradução literal, 7 casas de cima).


Mas a casas mesmo só apareceram no período do shogun Ashikaga Yoshikatsu (1508-1521). Dizem que assim que as casas foram finalizadas, algumas mikosan (mulheres assistentes dos sacerdotes, algo próximo dos coroinhas da igreja católica) do Kitano Tenmangu passaram a trabalhar como videntes, dançarinas e serviam cha nas sete casas enquanto divertiam a clientela. Assim surgiu o ofício de gueixa do bairro de gueixa mais antigo de Kyoto.

Em 1587 o shogun Hideyoshi Toyotomi participou de uma grande cerimônia de chá no bairro, com mais de 80 pessoas, e foi recebido pelas casas com um doce em forma de cinco bolinhas chamado dango. Ele gostou tanto que deu permissão especial para o bairro se tornar oficialmente produtor e vendedor do dango de cinco bolinhas. Logo depois o dango se tornou símbolo oficial de Kamishichiken. Quem anda pelo bairro percebe lanternas brancas estampadas com o desenho do dango em vermelho penduradas nas tradicionais casas da rua (em época de festividades e danças públicas das gueixas as lanternas ganham a cor vermelha e o símbolo fica branco para mostrar que o bairro mais antigo de gueixas está em comemoração).